Timidez e Transtorno de Ansiedade Social
Muitas vezes, o que entendemos como um comportamento de timidez exagerada de alguém próximo como algo normal, coisa da própria pessoa, em alguns casos pode estar associado à chamada timidez clínica. O transtorno de ansiedade social se traduz em um receio de ser julgado negativamente pelos outros e sentir-se humilhado. Com o passar do tempo, essas sensações podem evoluir para episódios em que os sintomas aparecem antecipadamente quando supõe – ou se encontra – em situações sociais com potencial de “ameaça”.
Coração acelerado, aperto no peito e sudorese são sintomas clínicos notáveis no transtorno de ansiedade social. Esses pacientes imaginam que os demais em seu entorno possuem pensamentos críticos sobre eles, procurando defeitos e, ainda, “falam pelas costas”. Estes indivíduos mesmo quando percebam o seu equívoco, o desconforto tende a permanecer. Não raro, jovens e adultos com o transtorno passam a evitar tais situações e, ao antecipá-las, lançam mão de substâncias como álcool ou uso de outras drogas diversas.
O transtorno de ansiedade social é uma condição clínica e psicológica que pode ser tratada por meio da psicoterapia e, se necessário, associar a medicamentos por meio de indicação do médico psiquiatra.
Veja mais em tratamento da ansiedade em Porto Alegre.