Transtorno Afetivo Bipolar
Transtorno Bipolar leva o paciente a apresentar alterações bruscas de humor que variam de depressão profunda ou leve, com episódios de euforia – condição esta também chamada de mania, ou estado maníaco. Além das mudanças, os fases também variam em mais de um nível de intensidade. Para tanto, o transtorno bipolar é classificado em três tipos, sendo eles o Transtorno Bipolar I, Transtorno Bipolar II e o Transtorno de Humor Ciclomítico.
No tipo I de transtorno afetivo bipolar, a condição que predomina é a da mania, caracterizada pelo humor anormal (extremamente animado), eufórico e irritável. O paciente experimenta falta de sono, dormindo quase nada e sentindo-se plenamente descansado. Antigamente, pacientes não tratados e considerados “maníacos”, corriam o risco de morrer por exaustão.
Nos períodos em que o paciente está na fase da mania (característica do transtorno bipolar I) seu comportamento tende a ser bastante sociável e promíscuo. Tem facilidade em se distrair, seu fluxo de pensamento está acelerado e, muitas vezes, tem seu juízo crítico comprometido. Quando a depressão chega (alternando de polo, o que caracteriza a bipolaridade), o indivíduo se vê tomado pelo desânimo, tristeza irracional, dificuldade de concentração, baixíssima autoestima, desinteresse pelas atividades que antes lhe eram prazerosas, além de pensamentos sobre morte e suicídio.
No transtorno bipolar II ocorrem episódios mais leves de depressão e hipomania – uma versão mais moderada da mania -, que costumam acontecer com maior espaçamento. No caso do transtorno Ciclomítico, é bastante semelhante aos outros tipos, no entanto, apresenta maior instabilidade, variando de humor diversas vezes no mesmo dia.