Setembro Amarelo 2020
Em 10 de setembro o país é convidado pela Associação Brasileira de Psiquiatria para refletir sobre a triste realidade dos suicídios, que ainda é tabu no Brasil e no mundo e pode estar mais próximo do que se imagina. A Campanha Setembro Amarelo faz alusão ao Dia Mundial de Prevenção do Suicídio e, ainda que haja necessidade de estar constantemente atentos às taxas e causas do número de suicídios em cada região, é nesse período que une forças para estimular ainda mais ações que alertem para a importância de estar sempre atento ao comportamento de entes queridos no que se refere ao tema suicídio.
Os dados apontam mais de 12 mil suicídios por ano no Brasil e mais de 1 milhão em todo o mundo. Infelizmente, esse número deve ter aumentado substancialmente no período de distanciamento social necessário à Covid-19.
Os dados sobre suicídios lembrados pela campanha Setembro Amarelo são muito tristes mesmo e registram aumento a cada ano, principalmente entre os jovens. Neste ano, diversos materiais de uso público foram disponibilizados pela entidade, tais como Diretrizes para a Divulgação e Participação da Campanha Setembro Amarelo, materiais online para download, a Cartilha Suicídio Informando para Prevenir e todo o material para a imprensa.
Reprodução: Campanha Setembro Amarelo da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).