Dar nova ótica às experiências negativas
No tratamento psicoterápico é importante construir uma aliança terapêutica que permita que ambos identifiquem as dificuldades com a necessária profundidade. Para que mudanças ocorram no dia a dia do paciente no que se refere ao alivio dos sintomas é comum retomar situações vividas para dar luz às causas do problema.
No tratamento com a psicoterapia, situações e episódios que não despertavam preocupação dando origem a algum desconforto emocional podem ser identificadas e, muitas vezes, ressignificadas durante o processo. Assim, o profissional de psicanálise pode dar outra ótica às experiências negativas e ajudar numa visão otimista de nós mesmos e, sobretudo, real e tolerável.
É objetivo do tratamento com a psicóloga, ajudar o paciente a mudar e amenizar algumas formas de se sentir e expressar diante das pequenas e grandes coisas da vida. Sendo assim, é possível diluir interpretações e reações que levam a determinado transtorno.
Em muitos casos, o tratamento psicológico é associado ao cuidado com o médico psiquiatra, com a utilização de medicamentos de modo a amenizar problemas orgânicos e em fases agudas. Em outros casos, como pacientes habituados à terapia, o acompanhamento psicológico é um acolhimento, sem conselhos ou broncas. Alguém que, além de ter a habilidade de ouvir sem críticas ou julgamentos, está apto a conduzir e rever quando necessário a forma que se está levando a vida.