Artigos

Por que choramos quando estamos com raiva?

A raiva é um sentimento que não envolve apenas agressividade, de modo que o comportamento colérico é, portanto, uma resposta a um conjunto de emoções negativas, com poder de sequestrar por completo o humor de uma pessoa. Mesmo assim, é comum que, momentos após a crise, venha um aperto no peito e lágrimas rompam pelos olhos.

Acontece que a raiva tem embrião em emoções tristes, como mágoa, injustiça, frustração, traição e humilhação, por exemplo. A revolta se dá como mecanismo de defesa a todas essas sensações ruins experimentadas ao mesmo tempo. O choro, uma característica exclusivamente humana, emerge com o propósito é despertar empatia alheia e obter amparo.

Mais que um pedido de socorro, o choro ainda libera no organismo duas substâncias poderosas como a ocitocina e a prolactina, que atuam na diminuição da frequência cardíaca, promovendo uma sensação de relativo alívio e relaxamento. Entretanto, para algumas pessoas, expor o choro pode aumentar o constrangimento de alguém já sensibilizado.