Ortorexia Nervosa
A ortorexia nervosa parece fazer parte dos transtornos obsessivos em que acontece a fixação por uma alimentação infalível em nutrientes, fibras, minerais etc. Isso tem a ver, certamente, com a preocupação exagerada em relação a saúde alimentar. Entretanto, essa distorção ainda não é classificada como transtorno, mesmo assim tem mostrado padrões idênticos aos dos transtornos alimentares.
O comportamento da pessoa com ortorexia nervosa possui um comportamento que leva uma reflexão incansável sobre cada rótulo do produto antes de comprá-lo, de modo a não correr o risco de sair de alguma dieta. Com toda essa demanda de esforços para cada refeição, não raro, esses pacientes acabam não comendo nada por “falta de opção”.
Embora exista uma polêmica sobre esse tema, visto que alimentar-se bem, em tese, não pode ser algo prejudicial, muitas vezes, os ortoréxicos não conseguem com a mínima frequência que seja, ter encontros com amigos e familiares, além de apresentar oscilações de humor quando não saciado por falta de alternativas “saudáveis”.