Importância da saúde mental no distanciamento social
Para algumas pessoas, a condição de distanciamento social alterou severamente os hábitos e a rotina em todos os seus aspectos. Ainda que a ansiedade destes – e de uma grande parcela de indivíduos do planeta todo – aumente com as medidas de combate à Pandemia, é possível evitar que surja ou se agrave algum transtorno mental.
No ambiente doméstico, procure interagir com as pessoas que vivem na mesma casa, de modo a distrair-se. Quando sozinho, é aconselhável consumir conteúdos mais voltados para o entretenimento e a cultura. Além do mais, utilize as tecnologias disponíveis para fazer contato online com os demais membros da família, além bater papo com os amigos sempre que possível.
É recomendado que, ao fazer contato com entes queridos, se busque não debater temas referentes à Pandemia de Covid-19. Conversar sobre assuntos gerais e sobre como será depois que tudo passar é uma forma saudável de manter a rotina mais leve e menos estressante. Também é relevante estar atento ao esgotamento mental e manter a manutenção do sono, sem consumir mídias antes de dormir e, de preferência, escolha um lugar silencioso para repousar.
Uma das saídas mais eficazes para evitar o estresse durante este período é manter a antiga rotina durante o distanciamento social. É aconselhável manter o dia a dia leve, fazer exercícios no interior de casa, bem como, evitar contato com notícias muito fortes antes de sair de casa.
Fonte: Organização Mundial da Saúde (OMS).
Veja também sobre Psicoterapia para Idosos.