Diagnóstico do Transtorno Bipolar
Diferentemente de muitos dos diagnósticos médicos e mesmo psiquiátricos, o transtorno afetivo bipolar demanda grande dedicação no que ser refere ao diagnóstico preciso e posterior tratamento. Isso porque, não raro, outros sintomas que compõem o transtorno bipolar, como a depressão, podem ser confundidos com outras patologias da desta especialidade.
O diagnóstico deste transtorno de humor leva no mínimo dez anos e a avaliação é clínico-comportamental. Busca-se na história do paciente, relatos de pessoas mais próximas como amigos, quaisquer sintomas que tenham relação com as oscilações de humor. O transtorno bipolar costuma ser identificado entre os 15 e 25 anos, quando já são percebidas reações exageradas em relação aos estímulos à sua volta.
Caracterizado, principalmente, pela oscilação de humor que vai da euforia à depressão, o transtorno bipolar tem tratamento e pode ser controlado por meio de medicação – prescrita por um médico psiquiatra -, acompanhada de psicoterapia. Entretanto, caso não tratado, o indivíduo que sofre de transtorno afetivo bipolar possui altíssimo potencial de prejuízo a si próprio – inclusive o suicídio -, bem como, aos familiares.