Depressão na Adolescência
Diferentemente da tristeza, a depressão possui sintomas específicos, com duração e gravidade maiores. O quadro de depressão em sua totalidade atrapalha seriamente a capacidade de se levar uma vida normal. Somando isso à fase da adolescência, com crescimento da produção hormonal e surgimento das primeiras tomadas de decisões, configura um momento sensível ao desenvolvimento dos sintomas depressivos.
O adolescente tende a somatizar suas queixas por ainda não dominar a maior parte das emoções, de modo que a tendência é se expressar-se mais por ações e, muitas vezes, atos impulsivos. Especialistas falam que a depressão surge pela primeira vez entre os 15 e 19 anos, podendo ser estimulada por uma família que também passe por alguma crise, tal como separação, violência doméstica, alcoolismo, dificuldades econômicas, doença ou morte.
Em todo o caso, a família e pessoas próximas devem observar os sintomas para evitar que seu crescimento orbite em um comportamento depressivo. Alguns sintomas podem ser sentidos como baixa autoestima, alterações no sono, sentir-se cansado, inquieto, desesperançado ou irritado, isolar-se de amigos ou familiares, ter dificuldade de se concentrar nas tarefas e, nos casos mais graves, suicídio.
Leia mais sobre Depressão na Adolescência.