Ansiedade e Transtorno de Ansiedade
A ansiedade é um mecanismo natural do ser humano, que remonta as origens da espécie, com propósito de prontificar nosso organismo diante de alguma ameaça. Transportando para os dias de hoje. Suponha que você está diante de uma prova muito importante e não estudou. “Quais os riscos que isso acarreta? O que acontecerá depois etc.?” Ou às vésperas do sonhado casamento, quando geralmente os momentos – dias e meses – que antecedem a cerimônia são de grande ansiedade, de uma expectativa e/ou medo que, ainda assim, poderia se considerar algo natural.
A ansiedade quando prejudicial, entretanto, mais se assemelha ao sentimento de angústia persistente, levando à inquietação e à preocupação exagerada em relação a problemas triviais ou que, ao menos no momento, não representam qualquer ameaça real.
Estudos vão na direção do núcleo da ansiedade nas vivências interpessoais e numa primeira infância conturbada. Existem, também, fatores como anormalidades neuroquímicas ou até mesmo distúrbios hormonais.
A psicoterapia está associada ao tratamento que, por vezes, exige também o acompanhamento psiquiátrico. A terapia ajuda o paciente a aliviar os sintomas e a identificar possíveis causas e momentos da vivência de cada uma que marcaram o indivíduo em sua personalidade.