Psicofobia: o que é?
Tratar uma pessoa que possui qualquer transtorno mental com preconceito é o que configura a Psicofobia. Essa negligência com que muitas pessoas são vistas por sua condição mental tem potencial de afetar a autoestima do doente. Hoje, entretanto, com o diagnóstico e tratamento corretos, a maioria dos pacientes podem ter uma vida plena.
Tomando por exemplo pessoas com transtorno depressivo maior, a depressão. São indivíduos que sofrem de tristeza permanente e falta de motivação, de modo que estes sintomas acontecem independentemente da sua vontade. Ao inferiorizar alguém com afirmações como “isso é frescura”, ou quando diz que o outro é “louco” por sua condição psicológica, está sendo praticada a Psicofobia.
Indivíduos com ideias suicidas não querem chamar atenção para si. Pessoas com depressão não estão apenas tristes. Pessoas com ansiedade não são rudes porque querem. E, por fim, pessoas com transtornos mentais não são loucas. No Brasil, apenas em 2012, até 11.800 pessoas cometeram suicídio por ignorância ou negligência de pessoas que lhes eram próximas.