Psicoterapia na terceira idade
A terceira idade corresponde a uma fase de amadurecimento que, assim como as demais, exige mudanças e adaptações. É comum lidar com ganhos e perdas, bem como, algumas limitações. É um momento delicado, principalmente na transição, já que o imaginário para lidar com ela é, há muito, estereotipado, seja por parte do idoso ou das pessoas próximas.
O tratamento psicológico para idosos está focado em amenizar o que afeta negativamente a autoestima do paciente, mostrando que há pontos positivos para todas as etapas da vida e que o melhor caminho para viver da forma mais saudável é aceitar que a nova fase, enfim, chegou. É hora de deixar de lado uma imagem de juventude que, muitas vezes, o próprio corpo não suporta. Entretanto, mesmo que exista uma imagem negativa da velhice, ela não configura uma regra, já que muitas pessoas traçam metas e desafios para o futuro.
Na ótica positiva, é um momento para desfrutar da vida, adquirir maior autoconhecimento, uma vez que se tem mais tempo. Por outro lado, e por vezes uma visão pré conceituosa, muitos veem essa este período como repleto de solidão, limitações e dependência.
A terceira idade é um bom momento para reorganizar a personalidade e fazer um reexame sobre a própria existência, levando em consideração que a terceira idade é, também, um momento para crescer.