O que é síndrome do impostor?
Embora não seja considerada uma desordem mental, a síndrome do impostor expressa comportamentos de alguns transtornos mais conhecidos, tais como a depressão e a ansiedade. A síndrome do impostor, que também leva o nome de “pessimismo defensivo”, afeta sobretudo pessoas cujas profissões exigem alto nível de competitividade, como atletas, alguns artistas, empresários etc. Geralmente, são profissões que sujeitam os indivíduos constantemente a avaliações e testes de desempenho.
Os mais afetados são pessoas de temperamento mais introspectivo, ou seja, que tendem a internalizar críticas, falhas e fracassos.Entretanto, a síndrome do impostor pode se desenvolver em qualquer indivíduo submetido a permanente julgamento. Existem componentes que podem ser observados de modo a cogitar sintomas da Síndrome do Impostor.
Por acreditar ser “menos capaz que os outros” desprende esforço excessivo em relação aos demais. Outro mecanismo é a autossabotagem, por crer que a qualquer momento, alguém poderá desmascará-lo. Procrastinar tarefas até o prazo final do prazo, de modo a não correr o risco de ser mal avaliado, também é uma característica.
Por acreditar ser “menos capaz que os outros” desprende esforço excessivo em relação aos demais. Outro mecanismo é a autossabotagem, por crer que, a qualquer momento, alguém poderá desmascará-lo. Procrastinar tarefas até o prazo final do prazo, de modo a não correr o risco de ser mal avaliado, também é uma característica.
Diante desse enredo poderia, portanto, ser facilmente “desmascarado”. Essa condição faz como que os indivíduos não lidem bem nem mesmo com avaliações positivas, demonstrando-se irredutíveis em acreditar nos elogios. Em suas constantes comparações com os demais, coloca-se sempre em posição de inferioridade, sem ceder lugar a qualquer mérito próprio.
Nesse contexto e raciocínio acaba por esforçar-se ao máximo em carisma e boa impressão, uma vez que precisa estar sempre preparado para evitar que “pessoas mais capacitadas” o desmascarem e o substituam. A síndrome do impostor atinge em grande parte profissionais que ascenderam muito depressa em suas atividades e acabam por desenvolver comportamentos de autossabotagem.
As causas estão basicamente relacionadas a baixoestima e sentimento de insegurança. Fatores esses que podem ser potencializados pelo meio social ou familiar, ao mesmo tempo que podem ser amenizados. Isso porque, muitas das causas da síndrome do impostor estão relacionadas a um alto nível de cobrança na infância.